Conceito genuíno de fé

07-02-2011 21:30

  A fé genuína segundo as Escrituras.

Conforme o contexto bíblico geral, nós aprendemos que a fé (emunáh) não é uma simples crença, mas sim uma crença acompanhada de ações que dão testemunhos de nossas convicções em relação a YHWH, por exemplo:

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12


A fé em hebraico difere-se "do conceito de fé no grego". No mundo Ocidental a fé significa confiança, "considerar algo verdadeiro, estar convicto”.

O significado da palavra fé "no hebraico" é mais ampla, isto é, além de confiança e convicção, também é entendida como firmeza, constância, perseverança, estabilidade, lealdade e devoção.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. (Hebreus 11:1-2).


Em Êxodo 17 aprendemos algo interessante em relação ao conceito de fé vivenciado por Moisés, vejamos: 

Os amalequitas haviam-se levantado para lutar contras os Israelitas. Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos".

Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam.
 
Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol." (Êxodo 17, 9 - 12).

 
Emunáh é a palavra hebraica para a fé. O conceito de fé no hebraico engloba ao mesmo tempo firmeza, constância, estabilidade, lealdade e devoção. Moisés permaneceu estável na fé e perseverante até o pôr do sol.
 
Avraham Abraão) é o pai da fé (emunáh) por crer em YHWH e consequentemente por obedecer suas determinações, isto é, Avraham não possuía uma simples crença de que existia um Deus criador dos céus e da terra e quando solicitado pelo próprio Eterno para que sacrificasse seu filho Ytzrak (Isaque), o mesmo se justificou dizendo simplesmente que acreditava em Deus e no seu mandado, porém não obedecendo-o, muito pelo contrário, a fé de Avraham foi justificada pela sua obediência a YHWH que resultou em obras segundo o querer do Altíssimo.

Que proveito há se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura, a fé poderá salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura Avraham, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Itzrak (Isacc)? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz:
E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. (Tiago 2:14-24)


Na Carta aos Hebreus, no capitulo primeiro, encontramos uma série de exemplos relacionados a fé sendo acompanhada de obras segundo os propósitos de YHWH, e não como uma simples crendice (crença absurda e ridícula) resumida simplesmente no fato de acreditar na existência de um Deus Criador ou num Messias (cristo) sem o devido acompanhamento de boas obras como testemunho daquilo que cremos e por isso obedecemos.

 Como você pôde notar nós apresentamos duas conseqüências distintas de fé, ou seja, aquela onde obedecemos diretamente o mandado do Eterno em testemunho a fé que possuímos Nele e em Sua Palavra e o segundo exemplo onde tomamos atitudes pessoais específicas acompanhadas de uma ação para servirem de sinais da fé que possuímos em YHWH, como no caso de Moisés e a Guerra entre Israel com os amalequitas.


Lembrando que em primeiro lugar deverá estar a fé e obediência aos mandamentos do Eterno, fator que contribuirá diretamente para nossa salvação, este é o plano do Criador.

 

Fonte:  Xan - Torah Web -

 

—————

Voltar


Contacto

P.R.O.C.I.N.S.-PROJETO ROBERT CÉZAR IMBERT NUNES E SILVA

Paz no mundo.Paz nas Famílias. Paz dentro de cada um. Eu e VOCÊ, NÓS, precisamos de Jesus Cristo para vivermos em PAZ uns com os outros.



Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Brasil



O Municipio de Curralinho, localizado na Costa Sul da Ilha de Marajó, no Estado do Pará, Brasil sempre foi povoado por mistérios e seres mitológicos e lendários. A Cobra Grande que assustava os viajantes dos rios Canaticu, Samanajós, Piriá,Mutuacá  e Guajará. a Mulher de Branco que amedrontava os que a noite ousassem passar pelo lado da Igreja Matriz de São João Batista. O Coronel do Trapiche que fazia arrepiar os cabelos dos jovens festeiros das sextas feiras. A Cueira Encantada que se transformava em uma bela mulher. O fogo que corria atrás das pessoas.Enfim, o folclore Curralinhense é recheado de beleza!

 

 


DSC_1929.JPG (957367)Ani veata neshane et haolam. Ani veata az iavou kvar culam. Amru et ze kodem lefanai, lo neshane. Ani Veata  et haolam. Ani Veata nenasse mehatchilá. Ihie lanu ra meod ein davar, ze lo norá. Amru et ez Kodem lefanai, lo neshane.