Educação segundo a Biblia

03-12-2010 20:27

A Educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois elas dependem, para sobreviver, portanto, utiliza os meios que julga necessários para perpetuar sua herança cultura e treinar os mais jovens nas maneiras de ser e pensar do grupo.

A Educação visa transmitir ao individuo o patrimônio cultural para integrá-lo na sociedade e nos grupos em que vive. Ela tem por objetivo, portanto, ajustar os indivíduos á sociedade, ao mesmo tempo em que desenvolve suas potencialidades e a própria sociedade. A criança, por exemplo, se torna socializada desde pequena, porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu.

A Educação pode ser assistemática e sistemática.

A Educação assistemática ou casual, difusa ou informal é a que acontece, no correr da vida diária, pelo aprendizado das tarefas normais de cada grupo social, pela observação do comportamento dos mais velhos, pela convivência entre os membros de uma sociedade. É realizada sem qualquer plano, sem local ou sem hora determinada. Todas as pessoas, todos os grupos, toda a sociedade participam dessa forma de educação. Existe um adágio popular que expressa bem com clareza esse processo: ”Quanto mais se vive mais se aprende”.

A Educação sistemática ou formal exige a divisão do trabalho e a estrema especialização exige das crianças a passagem pela ESCOLA, mas na escola é dada apenas a transmissão de determinados conhecimentos, técnicas ou modos de vida. È uma forma seletiva de educação. É dentro do sistema.

Educação é um processo de ensino-aprendizagem, podendo ser formal ou casual.E cada povo possui sua própria Educação, seus próprios Métodos, seus próprios Conteúdos, seus próprios Objetivos. Na Antiguidade a Educação também teve influencia muito grande.

O principal objetivo da educação segundo a Bíblia é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais obediente a Deus. O Homem não é uma coleção de funções justas postas, como se cada uma pudesse existir separadamente da outra: pensamento.Ele possui corpo, alma e espírito que transcendem em direção a Deus.Não se pode portanto, ser um cristão em uma única dimensão da vida –A Igreja- .O homem é participante ativo da Família, da Escola, da Igreja e do contexto político.Portanto,o homem é um ser social.Vive em sociedade aonde ele estiver.Eis porque precisa ser educado nos princípios bíblicos para que sua formação seja em valorização do meio em que vive e seus irmãos.

O homem como um salvo e remido na pessoa de Jesus Cristo se torna autentico quando molda seu meio para operar nele de forma que Deus seja glorificado.

O homem grego nascia de Educação voltada para a participação na Pólis. Os seguidores de Cristo edificarão as sua Pólis formando o individuo para ser um determinado tipo de homem.Esse  Homem  não é nem hebreu, nem grego, mas o NOVO Homem –kainós antropós -.é verdade que tal homem é criado por Deus, em Cristo (Efésios 4:24=”e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus,em justiça e retidão procedentes da verdade” e em Colossenses  2:10-11 “Também nele estais aperfeiçoados.Ele é o cabeça de todo principado e potestade.Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo”, mas sua expressão histórica é mediada pelo discipulado cristão

O povo judeu como sendo o único povo monoteísta, adorando YHVH –Javé, era no bojo do seio Familiar que a Educação se iniciava, tinha como  objetivo  geral  no ensino-aprendizagem a obediência á Lei de Deus – a Toráh. Considerando que a Toráh se refere aos cinco primeiros Livros da Biblia, chamado também de Pentateuco, sendo: Gênesis ou Bereshit, Êxodo ou Shemot, Levítico ou Vayicrá,Números ou Bamidbar e Deuteronòmio ou Devarim, portanto era Educação com Princípios Bíblicos.

 Adão e sua esposa Eva  desobedeceram a Deus, mas tentavam se redimir na presença do Senhor e foram educando Abel e Caim no temor do Senhor, sendo que Caim também se desviou para o mal. Depois que a  Terra foi se povoando, a rebeldia dominava a humanidade, mas, Noach (Noé) e sua Família perseveravam no temor do Senhor”. E foram os únicos que se salvaram no catastrófico episódio do dilúvio.

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P.R.O.C.I.N.S.-PROJETO ROBERT CÉZAR IMBERT NUNES E SILVA

Paz no mundo.Paz nas Famílias. Paz dentro de cada um. Eu e VOCÊ, NÓS, precisamos de Jesus Cristo para vivermos em PAZ uns com os outros.



Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Brasil



O Municipio de Curralinho, localizado na Costa Sul da Ilha de Marajó, no Estado do Pará, Brasil sempre foi povoado por mistérios e seres mitológicos e lendários. A Cobra Grande que assustava os viajantes dos rios Canaticu, Samanajós, Piriá,Mutuacá  e Guajará. a Mulher de Branco que amedrontava os que a noite ousassem passar pelo lado da Igreja Matriz de São João Batista. O Coronel do Trapiche que fazia arrepiar os cabelos dos jovens festeiros das sextas feiras. A Cueira Encantada que se transformava em uma bela mulher. O fogo que corria atrás das pessoas.Enfim, o folclore Curralinhense é recheado de beleza!

 

 


DSC_1929.JPG (957367)Ani veata neshane et haolam. Ani veata az iavou kvar culam. Amru et ze kodem lefanai, lo neshane. Ani Veata  et haolam. Ani Veata nenasse mehatchilá. Ihie lanu ra meod ein davar, ze lo norá. Amru et ez Kodem lefanai, lo neshane.