O PEIXE símbolo dos cristãos na Igreja Primitiva

25-12-2010 18:46

A palavra em grego para peixe é ICHTHYS, até o século IX usava-se o grego conhecido como  letras maiúsculas e não com minúsculas e acentuadas, pois nos primeiros séculos de nossa era foi usada esse tipo de grafia, até mesmo pelos apóstolos de Cristo Jesus.

O peixe era um símbolo usado pelos cristãos como um tipo de identificação entre eles secretamente por causa da perseguição do Império Romano contra os cristãos. No filme “Quo Vadis”, filme que registrou a perseguição do Imperador romano Nero e o grande incêndio de Roma e a acusação de terem sido os cristãos de incendiarem Roma. Aparece uma cena em que uma criada de Nero com uma escrava de Lídia, que fizeram o sinal do peixe, cada uma fazendo uma parte do desenho do peixe para identificarem a fé cristã.

Segundo alguns estudiosos ICHTHYS pode ter sido um acróstico.Uma palavra formada das primeiras letras de várias palavras. Exemplo:

Lota (I ) é a primeira letra de Iesous, palavra grega de Jesus

Chi   (CH) é a primeira letra de Cristo, palavra grega para “ungido”

Theta (TH) é a primeira letra do Theou, palavra grega para Deus

Ipsilon ( U)  é a primeira letra do “huios” , palavra grega para FILHO

Sigma (S) é a primeira letra do soter, palavra grega para Salvador.

Historiadores dizem que o Século 20 o uso do motivo é uma adaptação baseada em um símbolo cristão precoce que incluía uma pequena cruz para o olho ou as letras gregas "ΙΧΘΥΣ".

Nas catacumbas de Roma muitos sarcófagos foram encontrados e que tinha esse símbolo do peixe com o seu escrito ( ICHTHYS se pronuncia como ikthys) que possivelmente é aceito como sendo de cristãos que foram martirizados ou falecidos de velhice.

O mais interessante é que a palavra peixe em grego é exatamente as iniciais da frase “IESOUS + CHRISTOS +THEO +SUIOS + SOTER”, que significa “JESUS CRISTO FILHO DE DEUS SALVADOR”.

Esse é o segredo do símbolo do cristianismo, digo, o “PEIXE”, pois quando um cristão se identificava para outro cristão por causa da grande perseguição, eles se comunicavam através desse símbolo que expressa que Jesus Cristo é o Filho de Deus Salvador.

O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé.

Onde, para um cristão identificar se outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.

Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.

—————

Voltar


Contacto

P.R.O.C.I.N.S.-PROJETO ROBERT CÉZAR IMBERT NUNES E SILVA

Paz no mundo.Paz nas Famílias. Paz dentro de cada um. Eu e VOCÊ, NÓS, precisamos de Jesus Cristo para vivermos em PAZ uns com os outros.



Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Brasil



O Municipio de Curralinho, localizado na Costa Sul da Ilha de Marajó, no Estado do Pará, Brasil sempre foi povoado por mistérios e seres mitológicos e lendários. A Cobra Grande que assustava os viajantes dos rios Canaticu, Samanajós, Piriá,Mutuacá  e Guajará. a Mulher de Branco que amedrontava os que a noite ousassem passar pelo lado da Igreja Matriz de São João Batista. O Coronel do Trapiche que fazia arrepiar os cabelos dos jovens festeiros das sextas feiras. A Cueira Encantada que se transformava em uma bela mulher. O fogo que corria atrás das pessoas.Enfim, o folclore Curralinhense é recheado de beleza!

 

 


DSC_1929.JPG (957367)Ani veata neshane et haolam. Ani veata az iavou kvar culam. Amru et ze kodem lefanai, lo neshane. Ani Veata  et haolam. Ani Veata nenasse mehatchilá. Ihie lanu ra meod ein davar, ze lo norá. Amru et ez Kodem lefanai, lo neshane.